COMO RESOLVER A INADIMPLÊNCIA NOS CONDOMÍNIOS

Com toda certeza o assunto inadimplência (atraso das cotas condominiais), é um desafio para o Síndico e gestores do condomínio, pois lidar com condôminos inadimplentes não é tarefa fácil.

A inadimplência das cotas condominiais pode acarretar todos os tipos de problemas ao condomínio, tais como:

  1. Atraso no pagamento das contas do condomínio;
  2. Atrasar a realização de serviços essenciais, manutenção e conservação do condomínio;
  3. Onerar a cota condominial dos demais condôminos.

MAS É POSSIVEL RESOLVER A INADIMPLÊNCIA?

Não existe uma receita de bolo para solucionar a questão, cada condomínio é único e deve ser tratado de maneira individualizada as suas necessidades, dito isto, a boa notícia é que com medidas efetivas é possível reduzir a inadimplência quase a zero.

 O Primeiro passo é fazer um estudo para saber o porquê da inadimplência daquele condomínio, alertamos que podem ser vários fatores, a exemplo: Insatisfação dos condôminos com a gestão e outras questões, desvalorização da região e ou do condomínio, cota muita alta sem qualquer benefício aos condôminos etc.

Após o estudo detalhado e a identificação das causas que contribuem para o aumento significativo da inadimplência é hora de agir, começar elaborando um plano diretor para a solução deste conflito, pode ajudar muito que a solução seja rápida e harmoniosa.

Algumas medidas devem ser imediatamente tomadas:

  1. Informe aos condôminos, que serão implantadas novas políticas de cobrança das cotas condominiais, aproveite para conscientizar os mesmos da importância de manter o caixa do condomínio em ordem, pois é benefício para todos.
  • Atualize o cadastro de proprietários, muitos condominios são antigos e a maioria dos residentes são inquilinos, com o tempo o cadastro vai ficando desatualizado o que prejudica a cobrança das cotas condominiais.
  • Defina um prazo para a cobrança extrajudicial, seja efetivo nela, quando se trata de cobrança não dá para deixar o devedor confortável, contudo a cobrança deve ser feita de forma respeitosa sem expor os inadimplentes.
  • Não espere acumular as cobranças para ingressar com ações judiciais, seja efetivo.
  • A depender do nível de inadimplência pode se organizar um multidão para acordos.
  • Cuide da organização do condomínio, embora os casos de inadimplência sejam em sua maioria por cotas condominiais, um gestão bagunçada, que atrasa na quitação de contas e que não apresenta relatórios, também pode contribuir para o desfalque financeiro do condomínio.

Muitas medidas que podem ser tomadas para resolver a inadimplência, por isso é muito importante que o Síndico conte com uma assessoria jurídica especializada em condomínios, para lhe assessorar, colocar em prática todas as medidas elencadas e outras que se fizerem necessárias, atuando sempre com profissionalismo e eficiência.

Por Alaíne Oliveira

Advogada especializada

Direito Imobiliário e Condominial

Atendimento

Redes Sociais

Copyright @2022 – Todos os direitos reservados por Andreassa Oliveira Advogados Associados | Designed by Thiago Leite Designer